PHOTOGENESIS BIOTECNOLOGIA * FORUM - Índice PHOTOGENESIS BIOTECNOLOGIA * FORUM
ACESSE PHBIO.COM.BR
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Produção de Mudas

 
Novo tópico   Responder tópico    PHOTOGENESIS BIOTECNOLOGIA * FORUM - Índice -> Mudas
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
PHBIO
Site Admin


Registrado: 11/07/09
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

MensagemEnviada: Tue May 04, 2010 11:06 pm    Assunto: Produção de Mudas Responder com citação

As mudas são a maniera mais fácil de se propagar certos tipos de plantas (como o eucalípto, o café, etc.). Com as mudas o agricultor pode selecionar as melhores plantas e garantir que somente as mudas fortes e sadias vão para o cultivo. Através de mudas é possível replantar florarestas, manejar cultivos e obter um aumento da produtividade.


Fonte: www.asabrasil.org.br & www.projetobonsai.com

Existem duas fontes prováveis para se obter mudas, uma delas apartir da germinação de sementes. A outra apartir de pedaços de uma planta madura que desenvolvem raízes quando em contato com a terra umida; estacas, galhos, folhas ou outros pedaços (ex: folha de violeta, caule de jaboticabeira, tubérculos da batata e da mandioca).


Fonte: www.jardimdaceleste.com

Para a produção de mudas os agricultores geralmente utilizam plataformas de germinação (bandejas com centenas de recipientes cheios de terra onde as sementes são implantas e germinam) ou sacos plásticos de tamanho variado. Para se reciclar material e não gastar com as mudas garrafas pet, sacos de leite e embalagens tetrapack podem ser utilizados.


Fonte: images.quebarato.com.br & www.mudaforte.com.br

Quando as mudas são feitas apartir de sementes os cuidados são diferentes de quando são feitas apartir de partes da plantas. Muitas das sementes cultivadas pelo homem tem características específicas que devem ser observadas para sua germinação. O agricultor deve pesquisar o ambiente ideal para a semente que deseja germinar e tentar reproduzir adequadamente esse ambiente para obter sucesso na germinação.

Para obter o ambiente adequado para a germinação as principais características a serem observadas são a umidade e a temperatura do ar, a umidade do solo e sua composição, além da necessidade ou não de luz para a germinação. Algumas espécies preferem o escuro para germinar, e devem ser enterradas alguns centímetros no solo, outras precisam de luz batendo em seu exterior para desencadear o processo de germinação e devem ser jogadas na superfície do solo.


Fonte: ecosanto.files.wordpress.com

Existem espécies que germinam na areia, na argila, na terra, em solo encharcado, em solo seco, em ambiente seco, outras em ambientes umidos, algumas com alta temperatura, outras em ponto de congelamento... É muito importante pesquisar e entender as características necessárias para a germinação da espécie escolhida, para assim alcançar um grande número de sementes germinadas no menor intervalo de tempo possível.

As mudas que vem de sementes geralmente podem começar a receber fertilizantes apartir da segunda semana que ocorreu a germinação. A fertilização das mudas é importante para obter plantas sadias e resistentes, assim como para melhorar o desenvolvimento da muda e diminuir o tempo necessário para implantação no solo.

Ao utilizar partes das plantas para obtenção de mudas é necessário também que haja uma pesquisa prévia para as condições necessárias para estimular o crescimento de raíz e folhas em partes retiradas das plantas, como galhos e folhas.


Fonte: farm4.static.flickr.com

Um bom exemplo de muda feita apartir de uma parte retirada de outra planta é a muda de violeta. Basta cortar uma folha da violeta com o pecíolo e enterrar a folha na terra úmida (o pedaço do pecíolo que sobrou para dentro da terra e a folha para fora). Coloca-se então a muda em algum lugar que recebe luminosidade indireta do sol pelo menos 6 horas no dia e o pecíolo irá de 2 a 4 semanas desenvolver raíz, se a umidade da terra continuar alta. Ao longo do tempo novas folhas irão brotar e será então possível retirar mais mudas.

As mudas feitas apartir de plantas maduras necessitam de fertilizantes que possam entregar nutrientes para o vegetal. Esse escontra-se com a capacidade de absorver nutrientes bem reduzida, já que inicialmente não possue raíz para aborver os nutrientes do meio onde está implantado.

A Photogenesis Biotecnologia recomenda o uso de seu fertilizante Photogenesis V1 para a produção de mudas da maioria das espécies, germinadas apartir de sementes ou obtidas através de partes de outras plantas (clonagem/estaquia).


Produto da Photogenesis: Photogenesis V1

Em mudas obtidas apartir de sementes a Photogenesis recomenda a utilização de 4ml de Photogenesis V1 por litro de água de rega, apartir da segunda semana de germinação.

Em mudas obtidas através de partes do vegetal a Photogenesis recomenda 4ml de Photogenesis V1 por litro de água de rega apartir da implantação do pedaço do vegetal no meio de cultura (substrato: que pode ser terra, areia, etc.)

Á medida que as mudas se desenvolvem é recomendado ir aumentando gradativamente a quantidade de Photogenesis V1 na água de rega, nunca ultrapassando 10ml do produto por litro de água pura.

Para esclarecer duvidas consulte o manual do Photogenesis V1, ou poste aqui sua mensagem.
_________________
www.phbio.com.br

PHOTOGENESIS BIOTECNOLOGIA - Controlar para crescer!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    PHOTOGENESIS BIOTECNOLOGIA * FORUM - Índice -> Mudas Todos os horários são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil